sábado, 31 de março de 2012

Mocinhos e bandidos’ na mesa do amazônida



Os alimentos escolhidos corretamente podem ajudar a manter uma alimentação saudável e mais qualidade de vida.

 Wallace Abreu – jornalismo@portalamazonia.com
Foto: Wallace Abreu / Portal Amazônia
MANAUS – A correria do dia-a-dia impede a seleção correta dos alimentos. Falta tempo para tudo até mesmo para escolher produtos saudáveis para compor o cardápio. No mercado, tem vilão disfarçado de mocinho, prometendo mais praticidade. Tem também mocinho que acaba virando bandido dependendo da quantidade ingerida. Ainda há aqueles que possuem personalidade dúbia. Os alimentos bem que poderiam encenar uma novela mexicana, com aventuras e altas paradas cardiorrespiratórias nos espectadores.
A nutricionista Ana Ceregatti faz um alerta sobre os principais alimentos com riscos à Saúde e também os que podem curar ou ajudar no tratamento de doenças. O primeiro ponto destacado por ela é a preocupação na hora da escolha dos alimentos. “É necessário saber também a origem do produto que você está consumindo”, disse. Mas, segundo ela, não basta ter uma alimentação balanceada sem aliar a prática de atividades físicas. “Manter uma rotina com exercícios físicos e pelo menos quinze minutos diários de sol já é um passo muito importante para se ter uma vida saudável”, destacou Ceregatti.
Aliados da saúde e qualidade de vida
Um dos aliados da alimentação balanceada são os alimentos orgânicos. Os agricultores não usam produtos químicos na fertilização da terra preparada para a produção agrícola das frutas, legumes e hortaliças. A característica contribui para mais benefícios a saúde do consumidor. Além disso, a prática da produção de alimentos orgânicos agride menos o meio ambiente e a saúde humana, como destaca a economista Ciglia Regina de Almeida, ao programa Homem da Floresta, do Amazon Sat.
Em meio a tanto corre-corre, não sobra tempo para o preparo dos alimentos. O mercado alimentício oferece alimentos práticos e rápidos de cozinhar. Quando não, os consumidores recorrem às práticas e rápidas linhas de fast food. Porém, é preciso ficar atento. “Um grande vilão que está presente em quase todos os alimentos industrializados é o Glutamato Monossódico. Você deve ficar muito atento ao consumo desta substância. Ele está presente em todos aqueles caldos prontos, salgadinhos de pacotes e lasanhas. Esta é uma das substâncias que mais contribuem para o aumento da pressão arterial por conta do alto teor de sal encontrado”, alerta Ceregatti.
Foto: Wallace Abreu / Portal Amazônia
Falar que o sal, açúcares, farinhas brancas, gorduras, consumidos em grande quantidade, traz malefícios à Saúde parece não ser novidade, mas para quem já é adepto de uma alimentação mais saudável ao consumir produtos industrializados ditos “light” ou “diet”, a nutricionista alerta:
“Grande parte dos alimentos industrializados possui em sua composição a gordura trans, até mesmo aqueles biscoitos água e sal que muitos consomem em suas dietas. A gordura trans nada mais é que um óleo vegetal, geralmente feito do óleo de soja, que é processado e transformando em uma gordura mais pastosa, que dá crocância ou consistência à alguns desses alimentos industrializados. Mesmo que a embalagem diga que este alimento possui 0% de gordura trans, é preciso ter cuidado com seu consumo pois a legislação permite que até 2g de gordura trans por porção, o fabricante pode declarar que é zero. Então de pouquinho em pouquinho você está consumindo esta gordura sem saber”, afirmou Ceregatti.
Foto: Wallace Abreu / Portal Amazônia
Adicione cor ao cardápio do dia
Quanto mais colorido é um vegetal, mas alto é o teor de antioxidantes presentes nele. Antioxidantes são um conjunto de substâncias formado por vitaminas, minerais e pigmentos naturais existentes em vários legumes, verduras, frutas e carnes. Castanhas, cereais integrais, frutas vermelhas, tomate, cenoura, abóbora, pimentão, acerola, carnes brancas, vermelhas, mariscos e crustáceos, pimentão, entre tantos outros devem ser consumidos diariamente.


Acompanhe o Portal Amazônia noTwitter Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário