Indústrias de beneficiamento será instalada em Itacoatiara e Careiro da Várzea – Foto: Divulgação/Agecom
Previstas para serem inauguradas em julho deste ano, as novas fábricas estão incluídas no Programa Agroindústria, executado por meio da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) que, em convênio com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), destinou cerca de R$ 1,559 milhão para a mecanização e beneficiamento de frutas nos dois municípios.
Conforme informações da Sepror, os agricultores tanto do Careiro quanto de Itacoatiara estão recebendo assistência na execução do projeto da agroindústria e na melhoria da produção com o objetivo de adensar o lucro dos produtores rurais.
O secretário executivo de Infraestrutura da Sepror, José Lôbo, informou que a estratégia de mecanizar a produção de frutas nos municípios de Itacoatiara e na região do Careiro da Várzea vai elevar as condições sociais e econômicas de 2.096 agricultores.
"Atualmente, cada agricultor planta e vende o quilo da fruta por um preço bem inferior ao que a mesma é vendida na capital. Oferecendo suporte técnico e físico, o produtor começa a fornecer o produto beneficiado, o que é muito mais lucrativo para ele", comentou Lôbo.
No caso do Careiro da Várzea, cujo potencial agrícola é a produção de abacaxi, cupuaçu, goiaba, acerola e banana, as frutas serão transformadas em doces. Já no município de Itacoatiara, com potencial em abacaxi, cupuaçu, maracujá, acerola e graviola, as frutas serão vendidas em forma de polpa congelada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário