terça-feira, 16 de agosto de 2011

Origem da Vila de Santa Luzia, Aquidabam e Distrito do Repartimento do Tuiué



             Existia uma família Tradicional chamada BARROSO dona Maria Barroso mais conhecida com Marieta e o Senhor Francisco Barroso conhecido como Sadoca. Nesta localidade no dia 12 de Dezembro de 1957 houve um acidente com um de seus filhos, o mais velho chamado Albertino Lima Barroso mais conhecido como Zizi, que atingido em um de seus olhos com um bico de flecha o qual veio a perder um lado de sua vista e com isto passou muito mal e quase chegou a óbito.
Dona Maria Barroso, sua mãe logo fez uma promessa com Santa Luzia, a protetora das vistas prometendo a rezar todos os anos enquanto vida tivesse na data do dia de Santa Luzia. E assim até os dias de hoje é comemorado no dia de Santa Luzia (13 de Dezembro) esse milagre na localidade do Distrito do Repartimento do Tuiué.
No mês de maço de 1976, foi fundada a comunidade de Santa Luzia apenas com dezessete famílias, na coordenação do Senhor Francisco Lima Barroso conhecido como França. No mês de Abril do ano de 1976 foi criada uma delegacia sindical, nesta comunidade em conjunto com a comunidade Fé em Deus, do Paraná do Guariba, com o primeiro delegado o Senhor Francisco Aguiar, mais conhecido como Chico Balbino, com parceria da Assistência técnica e Extensão Rural - EMATER, hoje IDAM e entre as duass comuidades já somavam um grupo de 60 famílias.
Em Julho de 1982 foi feito o primeiro     expediente e entregue ao Governador do Estado, Senhor José Bernardino Lindoso requerendo a desapropriação do Imóvel denominado Aquidabam com um abaixo assinado das famílias que já ocupavam as terras desse imóvel com o apoio do Sindicato Rural.
 Em Agosto de 1986 foi feito e entregue através do Senhor Antonio dos Santos Monteiro, o segundo Expediente ao Governador do estado, Senhor Gilberto Mestrinho de Medeiro Raposo cobrando a desapropriação do imóvel que 70% das famílias já trabalhavam e usavam as terras. Em Novembro do mesmo ano  foi feito e entregue através do Senhor Antonio dos Santos Monteiro, o terceiro Expediente ao Governador do estado, Senhor Gilberto Mestrinho de Medeiro Raposo. E assim foram tomadas as providencias e com isso representantes do INCRA visitaram a comunidade.
Em fevereiro de 1989, a comunidade Boa Vista de Santa Luzia passou a categoria de Vila. As famílias já se organizavam com associações, o primeiro Administrador da Vila foi o Senhor Antonio dos Santos Monteiros tendo a maioria dos votos assumiu a administração no espaço de 12 anos, com 3 mandatos consecutivos.
Em 1994, a desapropriação do imóvel , através do INCRA foi entregue a terra aos comunitários, na coordenação do Senhor Antonio Monteiro para fazer os limites dos loteamentos aos agricultores que já se organizavam em grupos comunitários, religiosos e começaram a receber créditos bancários através de financiamentos a longos prazos, e através do Governo Federal como Fomento e Alimentação e Habitação Residencial, benefícios que veio dar proteção aos assentados.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário