sexta-feira, 30 de março de 2012

Ciclo de debates sobre a Rio+20 aborda o tema economia da sustentabilidade

Economia da sustentabilidade é o próximo tema do ciclo de debates que a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) vem realizando como preparação para a Conferência Ambiental Rio + 20. 

Em reunião que acontece na próxima terça-feira (3), os senadores vão discutir um conceito que remete ao uso racional das riquezas e ao respeito aos fatores socioambientais.

Dessa forma, os arranjos produtivos devem levar em consideração a preservação dos ativos ambientais, garantindo a continuidade dos naturais e a sobrevivência das gerações futuras.

O termo foi adotado, em 1987, pela Organização das Nações Unidas que definiu o desenvolvimento sustentável como o que permite às pessoas, agora e no futuro, “um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais”.

No Brasil, o primeiro a usar o termo foi o ambientalista Paulo Nogueira Neto, que foi secretário especial do meio ambiente nos anos 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário