Número de urnas ainda pode aumentar – Foto: Marcell Mota/Arquivo Em Tempo
Entre as urnas, 1.778 fazem parte do modelo 2004, 1.962 são do modelo 2009, além das urnas de modelo 2010, com 2.807.
As duas últimas possuem coletor digital e são coloridas, enquanto que as de 2004 não têm o coletor digital e são em preto e branco. Mas esse número, segundo o diretor-presidente da autarquia, Pedro Batista, pode aumentar.
As urnas do modelo de 2004 estão passando por um processo de atualização. Segundo o técnico jurídico do órgão, Edrei Souza, nas eleições passadas as urnas ainda funcionaram com o drive disquete, mas para estas eleições o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que em todo o Brasil o drive utilizado seja o pen-drive.
De acordo com Edrei somente a partir de julho é que os técnicos do TRE irão concluir os softwares nas urnas eletrônicas, em que são atualizados os candidatos com suas respectivas fotos, número e coligação, além de todas as informações pertinentes ao pleito.
Edrei informou que essa conclusão depende do processo de registro de candidaturas. "Somente com o cadastro fechado é que temos todas as informações que precisamos atualizar ao software", explicou.
O secretário de tecnologia da informação (STI), Jander Assis Valente, informou que o voto biométrico só estará disponível para o Amazonas nas eleições de 2014. A justificativa é que o TSE realizou um calendário para iniciar o voto nos Estados. "Para não ficar uma bagunça e cada Estado fazer do seu jeito, o TSE resolveu fazer um calendário e o Amazonas está na lista para 2014", assegurou.
Batista afirmou que o acréscimo de urnas depende do aumento do eleitorado, o qual só seria medido após o dia 9 de maio, inclusive o número de urnas com defeitos.
"Trabalhamos com dois fatores: urnas que estarão disponíveis para o dia do processo e urnas de prontidão, que ficam de reserva caso dê problema em uma urna", explicou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário