terça-feira, 14 de agosto de 2012

Realização de metas de defesa sanitária animal e vegetal entre estados do Norte foram discutidas em Manaus.



Questões relacionadas à defesa sanitária animal e vegetal entre os estados da Região Norte foram a pauta desta sexta-feira, dia 10, em Manaus, como parte da programação da 1ª Reunião do Fonesa Norte – Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária.

O evento ocorreu no auditório da sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), localizada na rua José Paranaguá Entre os assuntos em discussão estarão: a regionalização das ações de defesa, mudança do “status” sanitário dos estados que ainda se encontram com alto risco de febre aftosa, mosca da carambola, trânsito entre os estados do Pará/Amapá e Pará/Amazonas e GTA Eletrônica (Guia de Trânsito Animal), entre outros.

Sérgio Muniz, diretor-presidente da comissão de defesa Sanitária Animal e Vegetal lembrou que esse é um momento oportuno para debater temas como o fato de o Brasil ainda não estar completamente livre da febre aftosa. “Ainda é preciso muito investimento, precisamos formar um corpo dessas solicitações. Hoje, a Codesav tem uma melhor estrutura já que estamos nos tornando uma agência”.

De acordo com Muni Lourenço, presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas é um momento muito importante e de extrema relevância “estão presentes dirigentes técnicos para o debate de uma pauta extremamente rica de assuntos da maior importância para o setor agropecuário, vamos promover melhorias importantes no setor agropecuário para que a região como um todo possa avançar nas questões de defesa agropecuária, como, por exemplo, a GTA eletrônica e estratégias de defesa do patrimônio vegetal.

Mario Moreira, coordenador da Fonesa-Norte enfatizou o fato de que esse é o momento em que deverão ser tomadas decisões para fortalecer o setor “nosso objetivo é encaminhar uma carta com as reivindicações a Brasília”.

Na reunião do Fonesa Norte também foram debatidas ações preventivas sobre a Mosca da Carambola que ataca várias espécies, como por exemplo, a laranja. O mal está confirmado nos Estados do Amapá e Roraima.
Esta é a primeira reunião do ano e a primeira da nova gestão do Fonesa Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário